A VOZ DOS REFORMADOS – JANEIRO/FEVEREIRO 2021
Primeira página
Retomar a vida associativa
Decorrido um ano em que foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a pandemia provocada pela COVID-19 e diagnosticados os primeiros casos em Portugal, vivemos tempos de incerteza, com todas as consequências sanitárias, económicas e sociais e das medidas impostas pelos sucessivos estados de emergência.
As mulheres reformadas lutam pelos seus direitos
Séculos de discriminação e de patriarcado profundamente enraizado criaram condições que tornaram mais difícil a libertação da Mulher de todas as formas de exploração e de dominação da classe exploradora. A nossa luta pela emancipação abre caminho ao esclarecimento e ao avanço de propostas pela dignificação e respeito dos seus direitos contra todas as formas de violência e pela aceitação do estatuto de seres humanos iguais em direitos e à vida. Afeta-nos profundamente a todos e é uma barreira para solucionar muitos dos desafios e ameaças que enfrentamos, desde a conquista de uma globalização justa que funcione para todos, até ao fim da epidemia de violência contra as mulheres e a construção de sociedades pacíficas e seguras. Em todo o mundo, luta-se pela conquista de direitos, que levem à igualdade de género, qualquer que seja a idade dos que enfrentam este problema com gravidade.
Continue reading As mulheres reformadas lutam pelos seus direitos
Em distribuição a edição n.º 169 do Jornal do MURPI
A VOZ DOS REFORMADOS – JANEIRO/FEVEREIRO 2021
Desafios exigentes que estão colocados aos dirigentes do movimento associativo dos reformados, pensionistas e idosos. Juntos saberemos enfrentá-los
APELO
Ao longo do ano de 2020, a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos MURPI tomou diversas posições sobre as múltiplas dimensões da situação excecional, no contexto da pandemia da COVID-19, norteada pela importância da proteção dos mais idosos e igualmente na advertência de que os direitos deste grupo social não podem ficar “confinados”.
Importa realçar e valorizar a ação dos dirigentes das Associações – mulheres e homens – que num contexto difícil têm continuado a intervir realizando reuniões dos órgãos diretivos e procurando criar condições de proteção e de promoção do bem-estar dos seus associados, no apoio domiciliário aos utentes dos centros de dia cujas atividades foram suspensas, contando com o apoio, a dedicação e a abnegação dos trabalhadores e dirigentes das Associações.
MURPI exige revisão do plano de vacinação contra SARS-COV-2 que dê prioridade às pessoas idosas como grupo vulnerável
Defender os direitos dos reformados, mais saúde, melhores pensões, envelhecer com dignidade
No dealbar de 2021 é importante refletir sobre a nossa vida no decurso de 2020, proceder à análise dos acontecimentos marcados pela influência dos efeitos da pandemia provocada pelo COVID-19 que veio acentuar as desigualdades sociais existentes anteriormente ao surto epidémico e expressar a necessidade de continuar a justa luta que o MURPI vem travando, sempre com a força dos reformados, pensionistas e idosos. Continue reading Defender os direitos dos reformados, mais saúde, melhores pensões, envelhecer com dignidade
Caderno reivindicativo 2021
RETOMAR A VIDA ASSOCIATIVA, EXIGIR A REPARAÇÃO DOS DANOS E LUTAR PELOS DIREITOS DOS REFORMADOS
O Orçamento do Estado para 2020 contemplou algumas das reivindicações do MURPI, das quais destacamos:
- Aumento extraordinário das pensões até ao valor de €658,20;
- Abolição das taxas moderadoras nas consultas do médico de família;
- Melhoria do acesso e dos valores da Complemento Solidário para Idosos (CSI);
- Manutenção e alargamento do passe intermodal em várias zonas do País;
- Reforço dos cuidados paliativos com a criação de mais equipas comunitárias;
- Medidas de apoio à proteção do direito à habitação, através da proibição de despejos, regimes de Moratórias, pagamento de rendas em atraso.
As medidas contidas no Caderno Reivindicativo para 2020, ainda por concretizar, mantêm-se atualizadas, devendo ser acrescentadas outras medidas que visam reparar os danos sanitários, económicos e sociais causados pela pandemia pelo COVID-19.
Em distribuição a edição n.º 168 do Jornal do MURPI
A VOZ DOS REFORMADOS – NOVEMBRO/DEZEMBRO 2020
MURPI solidário e confiante com um futuro melhor
A Direção do MURPI deseja a todos os reformados, pensionistas e idosos e às suas famílias umas festas felizes com saúde e bem-estar e confortados com o apoio e o carinho dos seus familiares e amigos.
Sabemos das vossas dificuldades e apreensões e que a atual situação, por nós todos vivida, nos inquieta por estarmos a sofrer o efeito da pandemia.
Continue reading MURPI solidário e confiante com um futuro melhor