As mulheres reformadas lutam pelos seus direitos


DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Séculos de discriminação e de patriarcado profundamente enraizado criaram condições que tornaram mais difícil a libertação da Mulher de todas as formas de exploração e de dominação da classe exploradora. A nossa luta pela emancipação abre caminho ao esclarecimento e ao avanço de propostas pela dignificação e respeito dos seus direitos contra todas as formas de violência e pela aceitação do estatuto de seres humanos iguais em direitos e à vida. Afeta-nos profundamente a todos e é uma barreira para solucionar muitos dos desafios e ameaças que enfrentamos, desde a conquista de uma globalização justa que funcione para todos, até ao fim da epidemia de violência contra as mulheres e a construção de sociedades pacíficas e seguras. Em todo o mundo, luta-se pela conquista de direitos, que levem à igualdade de género, qualquer que seja a idade dos que enfrentam este problema com gravidade.

Nós mulheres reformadas, continuamos a luta, lado a lado, pela conquista dos nossos direitos que possibilitem viver o envelhecimento com dignidade, criando melhores condições para as mulheres usufruirem da cultura, do direito à saúde, por melhores reformas, no lazer pela afirmação necessária da nossa intervenção no destino das nossas coletividades e nas associações de reformados.

Foram elas que deram a cara e as mãos nas cozinhas solidárias na maior parte das associações que não confinaram e ajudaram a que as refeições fossem feitas para alimentar uma série de pessoas com grandes necessidades.

Foram elas que continuaram a manter vivas as associações, dinamizando pequenas atividades, que as trazem ao convívio e as fazem sair do confinamento a que as obrigaram por serem idosas.

Foram elas que não deixaram de beijar os netos, com medo do virus, mas foram capazes de se proteger a si e aos seus, sem deixar de fazer o que tinha que ser feito.

São elas que dia 13 , sob o lema Não há desculpa para retrocessos – Viver Direitos, vencer violências, ao lado das mulheres , se concentrarão nos Restauradores, para em conjunto com todos os que queiram participar, saudar o DIA INTERNACIONAL DA MULHER.